A marca adota a nova tecnologia na intenção de atingir o seu plano de neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios até 2050.
Por: Lucas Silvério.
A ideia da redução de emissões está cada vez mais presente na indústria automotiva. Para alcançar este objetivo, a Yamaha começou a utilizar alumínio verde na fabricação de suas motos. A nova política de produção já está em andamento desde o final do mês de fevereiro e se firma como a primeira vez que o material é aproveitado em motocicletas japonesas.
A nova ação já utiliza o alumínio verde em 80% da produção das motos Yamaha. Essa quantidade também representa entre 12% e 31% do peso total de cada moto.
Por definição, o alumínio verde é o alumínio que é refinado usando fontes de energia renováveis para emitir menos CO2 em sua fabricação. Por isso que o metal se faz importante em ideias sustentáveis.

O primeiro passo da utilização do alumínio verde nas motos Yamaha foi na produção de peças específicas em suas motocicletas grandes e de competição off-road, como a linha YZ comercializada no Brasil. A montadora planeja expandir o número de modelos usando o material conforme a demanda de fornecimento do metal.
Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group – Alumínio verde nas motos Yamaha
De acordo com o Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group, a empresa pretende atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios – incluindo toda a sua cadeia de suprimentos – até 2050. Para alcançar isso, a empresa estabeleceu uma meta de mudar para Materiais 100% sustentáveis até 2050, como a adoção de mais materiais de resina derivados de plantas, desenvolvimento de polipropileno reciclável e adoção de materiais ecológicos e outros materiais reciclados para suas motocicletas fabricadas no Japão e no exterior.
Foto capa: Reprodução
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/motos/yamaha-aluminio-verde-motocicletas/