Veja como o sistema “híbrido-série” funciona e quais motocicletas da marca japonesa podem recebê-lo a partir de 2025
Por Cauê Lira
Enquanto fabricantes europeias e americanas estão com os olhos voltados a modelos totalmente elétricos, as marcas japonesas ainda enxergam uma boa possibilidade para as motocicletas híbridas. Há algumas semanas, patentes revelaram que a Kawasaki está adiantada no desenvolvimento de uma nova tecnologia. E agora é a vez da Yamaha dar as caras.
A Yamaha foi a primeira fabricante a mostrar um conceito de moto híbrida no mundo. Em 2005, a Gen-Ryu foi exibida no Salão de Tóquio (Japão), com motor de R1 e um sistema eletrificado que lembrava bastante o do Toyota Prius. Mas novas patentes revelam que a marca seguirá uma direção totalmente oposta a partir de 2025.
O novo arranjo que surge nas patentes da Yamaha propõe um sistema “híbrido-série”, onde o motor a combustão tem a função de gerar energia para o propulsor elétrico – e este faz a roda traseira girar. A tecnologia é semelhante ao sistema e-Power desenvolvido pela Nissan, presente em modelos como Note e Sentra na Ásia.
O mais interessante é que veículos híbridos-série estão longe de ser novidades. Em meados de 1900, navios e locomotivas foram desenvolvidas com um sistema parecido, utilizando carvão no lugar da gasolina. A Yamaha revela quatro ideias para suas futuras motos híbridas.
A primeira patente mostra uma maxi-scooter como a TMax, com conjunto de baterias montado abaixo do assento do piloto. O motor a combustão fica na parte inferior dianteira, enquanto o elétrico está na traseira.
Outra imagem revela padrão um pouco diferente, com motor elétrico montado no braço oscilante e a unidade a combustão alocada na dianteira. Este arranjo poderia ser utilizado em uma scooter menor, como a NMax.
A terceira patente, por sua vez, tem o mesmo padrão da primeira, porém com um radiador compartilhado entre os propulsores elétrico e a combustão. A quarta patente traz a mesma ideia, porém com radiadores separados para os motores. Resta saber qual caminho a Yamaha deverá seguir com suas futuras motocicletas híbridas.
Várias possibilidades
A Kawasaki tem um sistema híbrido mais versátil que o da Yamaha, pois pode ser instalado em qualquer motocicleta. Segundo as patentes, o motor elétrico será colocado acima da transmissão de seis velocidades, com uma embreagem adicional para acoplar e desacoplar. Dessa forma, é fácil inserir o sistema em outras motocicletas a combustão.
Em trajetos rodoviários, a novidade utilizará o propulsor a combustão sem qualquer assistência elétrica. Na cidade, o modelo poderá circular apenas no modo elétrico, sendo neutro em emissões e ruído. Em alguns casos, os propulsores podem ser ativados ao mesmo tempo, proporcionando um “overboost” temporário de potência e torque.
Em ambos os casos, as patentes mostram apenas estudos das fabricantes. Isso não significa necessariamente que qualquer uma das tecnologias verá a luz do dia em um futuro próximo.