Comparamos o recém-lançado Yamaha Fluo 125 com a veterana Honda Biz 125 para mostrar as vantagens de cada modelo.
Por: Roberto Dutra.
Muita gente pensa que scooter e motoneta (ou cub) são a mesma coisa. Mas não são. A diferenciação é feita pela Associação dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo): o scooter tem transmissão continuamente variável (CVT) e, nele, o condutor vai sentado; e as motonetas ou “cubs” têm transmissões tradicionais, com a de troca de marchas feitas pelo piloto, embora não necessariamente tenham manete de embreagem – pode ser automática; e o condutor vai “montado” – com as pernas separadas pelo “corpo” da moto.
O uso do scooter e da motoneta, porém, é bem parecido. Ambos são veículos fundamentalmente urbanos e, de certa forma, atendem às mesmas necessidades. Por isso, na hora de escolher um ou outro, vale ficar atento às vantagens e desvantagens de cada um. Para ajudar nessa escolha, selecionamos aqui o recém-lançado Yamaha Fluo 125 e a veterana best-seller Honda Biz 125. Qual o melhor? Nenhum, isoladamente. Mas certamente um deles é o melhor para você, caro leitor.
Scooter x motoneta
Preço:
Os dois modelos praticamente se equivalem. O scooter Yamaha Fluo é um pouco mais caro, algo naturalmente esperado por ser mais novo e ter tecnologias que a motoneta Honda Biz não tem. Na relação custo/benefício, se equivalem. Então o Fluo é mais indicado para quem curte mais o tipo de condução sentada dos scooters e a Biz, para quem prefere pilotar como se estivesse em uma moto.
Motor e desempenho:
Os dois modelos têm praticamente a mesma potência – 9,5 cv no Fluo e 9,2 cv na Biz -, o mesmíssimo torque de 1 kgf.m e quase o mesmo peso: a Biz leva uns três quilos a mais em ordem de marcha.
No mundo real o que faz diferença é a transmissão, CVT no Fluo e com quatro marchas na Biz. O CVT tem a desvantagem das “patinadas” habituais a cada aceleração, mas por outro lado não exige que o condutor troque marchas – o que traz mais comodidade e o torna mais atraente para quem não quer se preocupar com isso (ou se complica com trocas de marchas). Na Biz, contudo, a troca das marchas permite explorar mais a força do motor, o que proporciona uma condução mais ágil e vigorosa, e inclusive compensa o peso a mais.
Em resumo: o Fluo vai fiar melhor na garagem de quem não quer ter trabalho na condução, e a Biz é mais indicada para quem quer ser dono da pilotagem e curte uma condução com mais adrenalina.
Tanque e autonomia:
O Fluo leva 4,2 litros e a Biz, 5,1 litros. Testes já feitos com os dois modelos indicam consumo médio de 40 km/l para o Yamaha e de mais de 50 km/l para a Biz. Então, além do “quase um litrinho a mais“, a Biz tem uma autonomia um pouco maior. Mas ambos são boas opções para quem não quer ser sócio do posto de combustível.
Pneus:
O Fluo tem pneus mais largos, porém com aros menores. A largura superior tem suas vantagens: mais borracha em contato com o solo traz mais aderência e um pouco mais de absorção de impactos. Mas os pequenos aros de 12 polegadas são muito mais vulneráveis a buracos que os da Biz, que tem aro 17 na frente e aro 14 atrás. Então, o Fluo será opção melhor para quem anda por ruas bem asfaltadas e a Biz, pra quem não consegue fugir de buracos, quebra-molas, valetas e afins.
Freios:
Ambos têm disco dianteiro e tambor traseiro, mas o scooter Fluo vem com ABS na roda dianteira – a motoneta Biz, só com CBS. O ABS, sem dúvida, é um recurso superior.
Suspensões e conforto:
Scooters tradicionalmente têm pouco curso nas suspensões e as motonetas não ficam muito atrás. Aqui, a comparação mostra uma pequeníssima vantagem para a Biz, com 1 cm a mais na frente e 0,5 cm a mais atrás. Na vida real não muda tanto, mas além dos cursos maiores a Biz tem um banco um pouco mais confortável.
Principais recursos:
Nesse critério o Fluo está à frente. A Biz tem tomada 12V, espaço para um capacete aberto sob o banco, painel 100% digital, chave com trava de guidão e garantia de três anos. Já o scooter da Yamaha também tem tomada 12V e painel todo digital, mas sob o banco abriga um capacete fechado e ainda tem farol de LED, start/stop, chave presencial e garantia de quatro anos.
esultado:
O Yamaha Fluo 125 é a melhor opção para quem prefere pilotar sentado, vai rodar por ruas bem asfaltadas, precisa de bom espaço sob o banco, é ligado em tecnologias como o start/stop e farol de LED, não abre mão do ABS no freio e considera o tempo de garantia um aspecto fundamental (quanto mais, melhor).
Já a Honda Biz 125 será uma opção melhor para quem busca uma condução mais interativa, um confortinho a mais, consumo reduzido ao extremo – e, claro, a robustez comprovada de um modelo que já vendeu mais de 4 milhões de unidades no país.
Fichas técnicas básicos dos dois modelos:
Yamaha Fluo 125 – R$ 13.390

Motor: monocilíndrico, refrigerado a ar, injetado, 9,5 cv de potência a e 1 kgf.m de torque
Transmissão: automática CVT
Peso seco: 98 quilos
Tanque: 4,2 litros
Pneus: 100/90 R12 e 110/90 R12
Freios: disco na frente e tambor atrás, com ABS na frente
Curso das suspensões: 9 cm na frente e 8 cm atrás
Principais recursos: farol de LED, start/stop, chave presencial, tomada 12V, espaço para capacete fechado sob o banco, painel 100% digital e garantia de quatro anos.
Honda Biz 125 – R$ 12.360

Motor: monocilíndrico, refrigerado a ar, 124,9 cm³, injetado, 9,2 cv de potência e 1 kgf.m de torque
Transmissão: câmbio com quatro marchas e secundária por corrente
Peso seco: 100 quilos
Tanque: 5,1 litros
Pneus: 60/100 R17 e 80/100 R14
Freios: disco na frente e tambor atrás, com CBS
Curso das suspensões: 10 cm na frente e 8,5 cm atrás
Principais recursos: tomada 12V, espaço para capacete aberto sob o banco, painel 100% digital, chave com trava de guidão e garantia de três anos.
Foto capa: Divulgação
Fonte: https://www.webmotors.com.br/wm1/motos/scooter-ou-motoneta-qual-a-melhor-opcao