Procura por motos dispara em concessionárias da região de Ribeirão Preto em 2021

Vendas aumentaram 25% em 12 meses, segundo Abraciclo. Em alguns casos, 90% das motocicletas que ainda vão chegar nos próximos meses, já têm dono.

Por: G1 Ribeirão Preto e Franca

Combustível mais caro, alta nos preços de carros novos e usados e, principalmente, o boom do mercado de entregas durante a pandemia impulsionaram as vendas de motocicletas no Brasil nos últimos 12 meses.

A alta procura também foi registrada no estado de São Paulo e, na região de Ribeirão Preto (SP), não foi diferente.

Em 2021, Ribeirão Preto e Franca (SP) registraram aumento de 24,5% no número de emplacamento entre janeiro e dezembro. Em Franca, a venda de motos cresceu 33,2% em 12 meses. Em Ribeirão, 21,4%.

No período, foram contabilizadas 6.239 motos nas duas cidades, de acordo com informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Em 2020, ainda de acordo com a Abraciclo, Ribeirão e Franca registraram 5.012 novos emplacamentos.

A procura é tão alta, que, em alguns casos, falta estoque. Diretor de uma concessionária em Ribeirão Preto, Rafael Ananias revela que 90% das motos que ainda vão chegar na loja nos próximos meses, já têm dono.

“Estamos com vendas programadas para os próximos cinco meses. Noventa por cento das motos que vão chegar, já estão vendidas”, destaca.

Em um ano, Ananias viu as vendas aumentarem 26%. “O mercado está muito aquecido. Nunca vivi uma situação como essa no mercado de motocicleta”, avalia.

Em 2022, o mercado deve seguir aquecido. A previsão, segundo levantamento da Abraciclo divulgado nesta semana, é de uma produção nacional próxima de 1,3 milhão de unidades.

Ainda segundo a associação, este volume representa crescimento de 7,9% em comparação com as 1.195.149 motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) no ano passado.

Modelos mais procurados

Motocicletas apresentam um custo benefício melhor, se comparadas a automóveis utilitários. Mas quem opta por esse tipo de meio de transporte, busca economizar ainda mais.

Os modelos mais procurados, segundo Ananias, são os que mais rendem quilômetro por litro.

“A scooter é uma moto de baixa cilindrada e está tendo uma aceitação muito grande, principalmente, para as mulheres. O maior volume de venda são motos até 50 cilindradas”.

O público feminino tem, de fato, crescido no mercado de motocicletas. Em outra concessionária, também em Ribeirão Preto, a procura por motos aumentou nos últimos 12 meses entre as mulheres.

“Nós vendíamos, em 2020, pouquíssimas motos para mulheres. Praticamente, todos os meses, aumentaram as vendas para mulheres, que, cada dia mais, estão deixando de ser garupa e se tornando pilotas”, analisa Carlos Chagas, diretor comercial da empresa.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2022/01/23/procura-por-motos-dispara-em-concessionarias-da-regiao-de-ribeirao-preto-em-2021.ghtml

Compartilhe essa matéria