Manutenção adequada e troca de pneus desgastados são essenciais para a segurança; estudo aponta que problemas de manutenção estão ligados a acidentes com motos.
Por: Autotempo
Andar de motocicleta pode envolver riscos, tornando-se essencial que os motociclistas estejam equipados com todos os equipamentos adequados, principalmente pneus em bom estado.
Os pneus são os únicos pontos de contato do veículo com o solo, desempenhando um papel crucial na segurança do condutor. Por isso, desde 2004, a legislação brasileira proíbe o uso de pneus reformados em motocicletas.
A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria 554/2015 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabelecem a proibição e regulamentam a fiscalização sobre a utilização e a reforma de pneus em todo o território nacional.
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Manutenção x acidentes
Um estudo conduzido pela Abraciclo em parceria com a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP revelou que 8% dos acidentes com motociclistas são causados por problemas de manutenção, com pneus (11%) e freios (7%) sendo os itens de conservação mais deficientes observados.
Existem questões técnicas que reforçam a proibição da reforma de pneus de motocicletas. A estrutura dos pneus de motocicleta sofre um grande desgaste ao longo de sua primeira vida útil, afetando o composto na totalidade.
Entenda a proibição de reforma e seus riscos
A aplicação de material de reforma em carcaças desgastadas pode resultar em rugas, bolhas e má aderência, comprometendo a geometria e assimetria do pneu.
Além disso, as condições precárias das ruas e estradas contribuem para a fadiga dos materiais dos pneus, devido aos impactos frequentes, aumentando o risco de danos acidentais.
Questões técnicas
A geometria da suspensão da motocicleta e sua dirigibilidade estão diretamente ligadas ao estado dos pneus. A reforma de pneus pode comprometer a curvatura adequada do pneu, afetando sua aderência ao solo e interferindo na dirigibilidade, tornando a condução menos segura.
Portanto, é imprescindível que os motociclistas estejam cientes da proibição da reforma de pneus de motocicletas e compreendam os riscos associados ao uso prolongado desses pneus.
Foto capa: Flávio Tavares/ OTempo
Fonte: https://www.otempo.com.br/autotempo/pode-recapar-pneu-de-moto-1.2905258