Moto esportiva exibida no Salão de Milão (Itália) recebe novos recursos de segurança e conforto
Por Cauê Lira
A Kawasaki apresentou a nova Ninja H2 SX SE, motocicleta esportiva com recursos inéditos de tecnologia e segurança. Na linha 2022, o modelo passa a oferecer novo sistema de radar que permite a frenagem autônoma. A novidade é um dos vários modelos apresentados durante o Salão de Milão, o maior evento de motocicletas do mundo.
A Kawasaki apresentou a nova Ninja H2 SX SE, motocicleta esportiva com recursos inéditos de tecnologia e segurança. Na linha 2022, o modelo passa a oferecer novo sistema de radar que permite a frenagem autônoma. A novidade é um dos vários modelos apresentados durante o Salão de Milão, o maior evento de motocicletas do mundo.
O controle de cruzeiro adaptativo, mais conhecido pela sigla ACC (adaptative cruise control), é um recurso que funciona com o piloto automático. O motociclista seleciona a velocidade de cruzeiro para rodar na rodovia sem precisar acelerar. Se algum veículo mais lento estiver à frente, os sensores da Ninja identificam sua velocidade e acompanham o mesmo ritmo. A partir do momento que o outro veículo sai da frente, a velocidade pré-estabelecida pelo piloto é retomada.
Já o sensor de ponto cego tem a função de identificar se há outro veículo nas laterais. O próprio capacete é um limitador da visão do motociclista, portanto, a Kawasaki tenta diminuir esse risco quando o veículo ao lado não aparece nos retrovisores.
O controle de cruzeiro adaptativo, mais conhecido pela sigla ACC (adaptative cruise control), é um recurso que funciona com o piloto automático. O motociclista seleciona a velocidade de cruzeiro para rodar na rodovia sem precisar acelerar. Se algum veículo mais lento estiver à frente, os sensores da Ninja identificam sua velocidade e acompanham o mesmo ritmo. A partir do momento que o outro veículo sai da frente, a velocidade pré-estabelecida pelo piloto é retomada.
Já o sensor de ponto cego tem a função de identificar se há outro veículo nas laterais. O próprio capacete é um limitador da visão do motociclista, portanto, a Kawasaki tenta diminuir esse risco quando o veículo ao lado não aparece nos retrovisores.
Ninja: quase 40 anos de sucesso

Lançada em 1984, a Ninja se tornou o modelo global mais emblemático da Kawasaki. A primeira geração, GPZ900R, surpreendeu o público ao atingir 250 km/h, sendo considerada a motocicleta mais veloz de sua época.
Esse recorde foi superado por ela mesma, em 1987, quando a Kawasaki registrou a velocidade máxima de 270 km/h. Foi nessa época, durante a geração ZX-10, que os engenheiros perceberam que a remoção de peso poderia ser uma boa alternativa para atingir novos patamares de performance.
Em 2000, com o início da produção do modelo ZX-12R, a Ninja se tornou a primeira motocicleta esportiva de série a sair de fábrica com quadro de alumínio e chassi aerodinâmico.
A Kawasaki iniciou sua operação nacional oficialmente em 2008, inaugurando a fábrica de Manaus (AM) um ano depois. A Ninja é uma das motocicletas com produção local. Atualmente, o catálogo oferece os modelos 400 (R$ 33.490), 650 (R$ 46.390), ZX-6R (R$ 64.840) e ZX-10R (R$ 109.990).