Veja quais as outras vias de São Paulo que receberão o corredor exclusivo até julho.
A Prefeitura de São Paulo anunciou que pretende entregar mais 45,7 km de Faixa Azul, corredor exclusivo para circulação de motocicletas, em mais oito vias até julho. Entre elas o Elevado João Goulart, no Centro, e as avenidas Aricanduva e Salim Farah Maluf, na zona leste.
Com os novos trechos, a cidade chegará a 168,66 km de Faixa Azul no fim de julho, de acordo com a previsão da gestão municipal, cuja meta é ter 200 km da nova sinalização operando até o fim de 2024.
Neste mês, quatro vias devem receber a sinalização, somando mais 22,84 km:
- Elevado João Goulart (5,5 km entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt);
- Aricanduva (5,9 km entre a rua Júlio Colaço e a av. Itaquera);
- Salim Farah Maluf (9,7 km entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz);
- Avenida do Cursino (1,74 km entre as ruas Dom Villares e Marcos Fernandes).
Para o fim de julho, estão previstos mais quatro trechos, que somam 22,9:
- Tiquatira 1 (5,7 km na av. Governador Carvalho Pinto);
- Tiquatira 2 – (9,6 km na Calim Eid e Dom Hélder Câmara);
- Rua Vergueiro (0,7 km, entre a av. Lins de Vasconcelos e a rua Dr. Barros Cruz);
- Inajar de Souza (6,92 km entre a av. Nossa Senhora do Ó e a rua Edmundo Krug).
Em maio, a Prefeitura entregou 24,7 km, totalizando 122,9 km:
- Gastão Vidigal;
- Braz Leme;
- Eliseu de Almeida;
- Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf;
- Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro
- Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello
- Domingos Afonso
Os demais trechos autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que deverão ser implementados até o fim do ano são:
- Av. Senador Teotônio Vilela;
- Eixo Norte/Sul sentido Santana;
- Av. Escola Politécnica;
- Av. Dr. Ricardo Jafet;
- Av. Prof. Abraão de Morais;
- Rua Sapetuba;
- Av. Jornalista Roberto Marinho;
- Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
- Estrada de Itapecerica;
- Av. Pirajussara C/B.
Histórico
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET, inspirado em experiências internacionais. A ideia é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.
Foto capa: Adobe Stock
Fonte: https://expresso.estadao.com.br/sao-paulo/2024/06/10/minhocao-tera-faixa-azul-para-motocicletas/