Por: Lucas Silvério.
Você liga a moto de manhã e percebe que uma luz que não costuma ficar acesa, está. E pior, você não sabe o que ela significa. Calma que não é preciso se desesperar, e sim entendê-las. A tecnologia trouxe muitos benefícios ao mercado automotivo, mas com isso também mais itens, componentes e coisas a se entender sobre cada modelo. Isso aconteceu com o painel, que atualmente exibe várias luzes indicativas e que devem ser levadas a sério e tratadas com atenção.
Para simplificar resumir e não ter que levar o piloto a consultar o manual toda vez que uma luz do painel aparecer de forma inesperada, reunimos aqui o significado das principais luzes no painel das motos, aquelas que estão presentes em quase todos os modelos.
É importante ressaltar que várias dessas luzes se acendem no momento em que se liga a ignição da moto e se apagam logo que o motor entra em funcionamento. Se elas permanecerem acesas, de forma indevida, pode ser problema.
Outras luzes no painel da moto se acendem quando algum item está sendo utilizado.
Medidor de combustível – Luzes no painel da moto

- Este símbolo costuma vir acompanhado de uma caixinha que juntos indicam a quantidade de combustível que há no tanque da motocicleta. Quando essa caixa está cheia de riscos, quer dizer que o tanque está cheio, e conforme ela vai sumindo o tanque vai se esvaziando.
- Se a letra “E” começar a piscar, ou o símbolo da bomba fica aceso e/ou piscando também, quer dizer que o combustível está na reserva – que costuma ser cerca de 3 l.
Tacômetro

- Também conhecido como conta-giros, o tacômetro mede quantas rotações por minuto (rpm) o motor está exercendo no momento. Ele sempre estará oscilando. Mas atenção, não se deve chegar à faixa vermelha, pois ela indica uma rotação muito alta, o que pode danificar o propulsor por excesso de força.
Setas / piscas – Luzes no painel da moto

- Esse é conhecido por todos que frequentaram a auto-escola, mas também podem confundir. Alguns modelos de motocicletas contam com as luzes de setas do painel ainda sendo exibidas em conjunto, ou seja, quando o piloto ativa o pisca para um lado, ambos se acendem na tela, independente para qual lado seja. Modelos mais modernos já mostram essas luzes de forma independente.
Indicador de farol alto – Luzes no painel da moto

- Essa aqui não tem segredo e o próprio nome já explica tudo. Quando ela está acessa, o farol alto está ligado. Não confunda apenas com o farol e o use corretamente.
Indicador de injeção / falha do PGM–FI

- Esta é uma das mais temidas dentre as luzes no painel. Sem mais delongas, se ela permanecer acesa após a partida, o motor apresenta alguma falha. Se você não conseguir identificar o defeito, é melhor ir até um especialista.
Neutro – Luzes no painel da moto

- Uma luz bem exclusiva das motocicletas. Ela é muito importante principalmente na hora de estacionar a moto, indicando quando a transmissão está no neutro, o famoso ponto morto. É sempre importante deixar nesse estágio ao parar a moto, evitando assim possíveis acidentes e solavancos na hora de sair com o veículo.
Indicador de marcha

- Assim como a luz do neutro, esses números no painel da moto mostram qual marcha está engatada.
ABS – Luzes no painel da moto

- Essa é outra das luzes no painel da moto que se acende na hora da partida e logo depois se apaga. Caso ela permaneça ligada, o sistema de freios ABS pode estar com falhas e isso pode ser um risco à saúde do motociclista.
Partida a frio / BlueFlex – Luzes no painel da moto

- A luz do painel da moto que indica partida a frio não deve ser confundida com a de combustível. Ela aparecerá quando o modelo apresentar dificuldades na hora de ligar.
- Nos modelos Yamaha, esse sistema é conhecido como BlueFlex. O princípio é o mesmo, mas quando ela está acesa a montadora especifica que: “Quando a chave estiver em (on), a luz indicadora BlueFlex irá piscar se a temperatura ambiente for inferior à 20 °C. Quando a luz indicadora BlueFlex apagar, a motocicleta poderá ser engrenada e conduzida.”
Indicador de baixa pressão de óleo – Luzes no painel da moto

- Essa é uma importante e bem útil dentre as luzes no painel da moto. Se durante a pilotagem ela permanecer acesa, pode ser que haja algum problema no sistema de lubrificação. Geralmente pode ser nível baixo de óleo, causado por falta de manutenção ou vazamento.
Indicador do Líquido de arrefecimento

- Assim como o indicador de pressão de óleo, a luz do líquido de arrefecimento indica um problema no sistema que a denomina. Pode ser um defeito que leva a moto ao superaquecimento e problemas imediatos.
Foto capa: Honda | Divulgação
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/motos/luzes-painel-motos/