Honda NT 1100 é registrada no Brasil; o que esperar da futura rival da BMW R 1250 RT?

Fabricante ainda não bateu o martelo sobre lançamento no país. Caso aconteça, motocicleta inédita poderá ser a touring mais barata da Honda

Por Cauê Lira

Honda NT 1100 foi um dos principais lançamentos globais de 2021. Feita com base na CRF 1100L Africa Twin, a nova moto sport-tourer acaba de ser registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), revelando que o Brasil pode estar no radar para um lançamento futuro.

O registro da patente não quer dizer necessariamente que a motocicleta será lançada no Brasil. É comum que fabricantes cadastrem um modelo para se proteger juridicamente de plágios de outras marcas. Mas é claro que as chances crescem sempre que um produto novo surge no INPI.

Honda NT 1100

Honda costuma ter um calendário de lançamentos bem recheado para o Brasil. Neste mês, a fabricante japonesa já lançou a CB Twister na linha 2022 com poucas mudanças.

Se for lançada no Brasil, a Honda NT 1100 promete ser a touring mais barata do catálogo da Honda. Convenhamos que isso não é difícil, já que a marca conta atualmente com os modelos GL 1800 Gold Wing (R$ 145.237) e GL 1800 Gold Wing Tour (R$ 166.509).

O segmento das motocicletas sport-tourer costuma fazer a “ponte” entre as touring aventureiras. Por este motivo, a NT 1100 poderá ser posicionada ao lado das outras touring, ainda que seu modelo correspondente seja a CRF 1100L Africa Twin.

O que esperar da NT 1100?

A nova NT 1100 tem muitas similaridades com a Africa Twin, a começar pelo motor compartilhado. Trata-se de uma unidade 1084cc que pode entregar 101 cv e 10,6 kgfm de torque.

A novidade na comparação com a irmã Africa Twin é a adoção de novos sistemas de admissão e escape, que proporcionam mais suavidade e segurança em acelerações. A Honda também inseriu novos modos de condução que podem ser ajustados pelo piloto, dependendo da situação da via.

O modo Urban garante maior economia de combustível para o “anda e para” diário das grandes cidades. No modo Rain, o sistema de tração fica mais atuante para evitar deslizamentos em pisos escorregadios. Já o modo Tour muda o comportamento do câmbio, dando prioridade a marchas mais elevadas e melhorando a resposta do acelerador em retomadas.

Honda NT 1100 divide uma série de componentes com a Africa Twin — Foto: Divulgação

Ainda na parte de pilotagem, a NT 1100 tem controlador de velocidade de cruzeiro, para-brisa ajustável e defletores laterais. As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus de 120 mm de largura na dianteira e 180 mm na traseira.

O pacote de conforto conta com central multimídia com pareamento para celulares via Bluetooth, bauletos com até 65 litros de armazenamento e aquecimento dos punhos.

Central multimídia da Honda NT 1100 tem interação com Android Auto e Apple CarPlay — Foto: Divulgação


Fonte: https://autoesporte.globo.com/motos/noticia/2021/12/honda-nt-1100-e-registrada-no-brasil-o-que-esperar-da-futura-rival-da-bmw-r-1250-rt.ghtml

Compartilhe essa matéria