Eletrificação de motocicletas promete acalmar as ruas asiáticas

A cacofonia de motores de veículos pequenos e buzinas é um som familiar nas cidades asiáticas congestionadas de tráfego. No entanto, isso logo pode mudar à medida que a região testemunha uma onda de empresas transfronteiriças de veículos elétricos de duas e três rodas. A eletrificação de scooters, motocicletas e auto-rickshaws em países de baixa e média renda da Ásia está progredindo a um ritmo mais rápido em comparação com veículos maiores.

Na China, o maior mercado de veículos elétricos, cerca de metade das motocicletas e triciclos vendidos em 2021 eram movidos a bateria, enquanto apenas 16% dos novos carros de passageiros eram elétricos. Da mesma forma, em países como Índia, Indonésia, Filipinas e Vietnã, onde as motocicletas superam os carros em número significativo, a eletrificação desses veículos menores pode ajudar na descarbonização e na redução da poluição do ar nas cidades.

Os recentes acordos na região estão impulsionando essa transição. O GoTo Group da Indonésia anunciou uma parceria com a fabricante vietnamita Selex Motors para utilizar suas bicicletas elétricas e infraestrutura de carregamento no Vietnã. A Kymco, fabricante taiwanesa de motocicletas, assinou um acordo com a empresa estatal de energia da Tailândia, PTT, para produzir veículos elétricos de duas rodas e serviços de troca de baterias. A empresa taiwanesa Gogoro também formou uma joint venture com o conglomerado filipino Ayala para expandir sua rede de troca de baterias no país.

O mercado indiano representa uma oportunidade significativa para a indústria de motocicletas elétricas. Apesar da redução dos subsídios para a compra de motocicletas elétricas, as vendas de veículos elétricos de duas e três rodas na Índia estão em alta. A Gogoro já se associou às empresas de entrega de alimentos indianas Swiggy e Zomato para a troca de baterias e tecnologia de scooters. Além disso, a empresa assinou um acordo com o governo de Maharashtra, prometendo um investimento de 1,5 bilhão de dólares ao longo de oito anos.

Embora alguns fabricantes de automóveis também estejam experimentando a troca de baterias, o caso é mais sólido para veículos menores. A economia da troca de baterias funciona melhor para motocicletas de duas e três rodas nos mercados asiáticos, onde os generosos subsídios não são comuns. Pesquisas da Arthur D. Little mostraram que o custo total de propriedade é menor para veículos com um sistema de troca de baterias em comparação com veículos a gasolina ou carregados em casa.

No entanto, a adoção generalizada de motocicletas elétricas com baterias intercambiáveis levará tempo e investimento. A construção de redes de troca de baterias requer um gasto de capital significativo e será necessário padronizar os tipos de baterias para evitar duplicação de infraestrutura. Além disso, o acesso a uma rede existente de estações de carregamento é crucial para a adoção pelos consumidores.

Fonte: Este artigo é baseado no artigo original do The Economist intitulado “Electric scooters promise to quieten Asian streets”, publicado em 12 de setembro de 2023.


Foto capa: Internet
Fonte: https://www.motorblog.com.uy/pt/noticias/eletrificacao-de-motocicletas-promete-acalmar-as-ruas-asiaticas/44514/#gsc.tab=0

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