El futuro do mercado de motocicletas na Índia: desafios e oportunidades

Na primeira metade do FY24, houve um aumento notável de 4% nas vendas gerais de motocicletas no mercado interno. As estimativas da indústria sugerem que essa trajetória de crescimento continuará e espera-se que as vendas de motocicletas ultrapassem 17 milhões de unidades até o final do ano. No entanto, é importante notar que esses números ainda estão significativamente abaixo dos níveis máximos alcançados antes do início da pandemia de Covid-19.

O mercado de motocicletas na Índia tem experimentado uma tendência variável nos últimos anos. Em 2018-19, a indústria atingiu um pico histórico de quase 21,18 milhões de unidades, mostrando um crescimento notável de 6%. No entanto, as vendas diminuíram nos três anos seguintes e atingiram um mínimo de uma década, com menos de 13,6 milhões de unidades em 2021-22. Conforme a economia se recuperava gradualmente do impacto da pandemia, as vendas experimentaram uma retomada e alcançaram 15,86 milhões de unidades no ano passado. Embora as vendas projetadas para este ano devam superar 17 milhões de unidades, ainda é uma diminuição de 20% em comparação com os anos de pico em 2018-19.

Vários fatores têm contribuído para a lenta recuperação nas vendas de motocicletas. Alta inflação, salários estagnados, aumento das taxas de desemprego e aumento dos preços da gasolina têm coletivamente prejudicado o crescimento desse setor. Além disso, mudanças regulatórias, como a introdução das normas de emissão BS-VI em 2020 e padrões de segurança mais rigorosos, impactaram significativamente os preços, tornando as motocicletas menos acessíveis para muitos consumidores. Por exemplo, o preço da Honda Activa, o modelo mais vendido na Índia, aumentou de ₹52.000 em 2016 para ₹88.000 em 2023.

A ascensão dos veículos elétricos (VEs) também tem impactado o mercado de motocicletas. Embora os subsídios e a crescente concorrência tenham o potencial de impulsionar as vendas de motocicletas elétricas para cerca de 0,8 milhão de unidades por ano, elas ainda representam apenas modestos 5% das vendas totais. A falta de motocicletas elétricas tem dificultado a penetração dos VEs no mercado. No entanto, no segmento de scooters, os scooters elétricos começaram a ganhar popularidade e espera-se que representem mais de 15% das vendas mensais até março de 2024.

É importante destacar que, apesar dos desafios, a indústria está formulando planos estratégicos para se adaptar às demandas em constante mudança do mercado. A transição para atender às normas BS-VI obrigou os fabricantes a investirem significativamente em sistemas de injeção de combustível. No entanto, o impacto da pandemia na demanda retardou a recuperação desses investimentos. Os fabricantes de motocicletas a gasolina continuarão focando em veículos convencionais no futuro previsível antes de intensificarem seus esforços na eletrificação.

As projeções para o futuro oferecem uma visão do potencial de crescimento da indústria. De acordo com a Crisil, as motocicletas terão a maior taxa de crescimento anual composta (CAGR) em comparação com outros segmentos automotivos. Espera-se que alcancem uma taxa de crescimento anual composta de 9-11% entre os anos fiscais de 2023 e 2028, chegando a aproximadamente 26 milhões de unidades. A taxa de crescimento se moderará para um CAGR de 3-5% entre os anos fiscais de 2028 e 2032, resultando em vendas de cerca de 31 milhões de unidades. É importante destacar que esse crescimento será impulsionado em grande parte pelas motocicletas elétricas, que se projetam para representar de 20 a 24% das vendas para o ano fiscal de 2027 e substanciais 53-57% para o ano fiscal de 2032. Embora as vendas de motocicletas a gasolina experimentem um aumento temporário nos próximos dois anos, espera-se que os volumes permaneçam abaixo do pico alcançado em 2018-19.

Em geral, a indústria de motocicletas está enfrentando tanto crescimento quanto desafios. Ao se recuperar da pandemia, é crucial para os fabricantes se adaptarem às dinâmicas em constante mudança do mercado e às preferências do consumidor. A transição para a eletrificação apresenta oportunidades para um crescimento sustentável, e a capacidade da indústria de navegar por essas mudanças determinará seu sucesso nos próximos anos.

Perguntas frequentes:
1. Quais foram as vendas máximas de motocicletas em 2018-19?
Em 2018-19, as vendas de motocicletas atingiram um máximo de quase 21,18 milhões de unidades.

2. Como tem sido a tendência nas vendas de motocicletas nos últimos anos?
Após atingir seu pico em 2018-19, as vendas de motocicletas experimentaram uma queda e atingiram um mínimo de uma década, com menos de 13,6 milhões de unidades em 2021-22. No entanto, as vendas se recuperaram e espera-se um aumento para mais de 17 milhões de unidades neste ano.

3. Quais fatores têm contribuído para a lenta recuperação nas vendas de motocicletas?
Fatores como alta inflação, salários estagnados, aumento do desemprego e preços elevados da gasolina têm dificultado o crescimento da indústria de motocicletas. Mudanças regulatórias, incluindo as normas de emissão BS-VI e os padrões de segurança mais rigorosos, também impactaram os preços e a acessibilidade.

4. Como os veículos elétricos estão afetando as vendas de motocicletas?
Embora as motocicletas elétricas tenham o potencial de representar cerca de 5% das vendas totais, a falta de motocicletas elétricas tem dificultado sua adoção generalizada. No entanto, os scooters elétricos estão ganhando popularidade e espera-se que representem mais de 15% das vendas mensais até março de 2024.

5. Quais são as projeções para o futuro das vendas de motocicletas?
Segundo a Crisil, as vendas de motocicletas experimentarão um crescimento significativo, impulsionado principalmente pelas motocicletas elétricas. Os veículos elétricos devem representar de 53 a 57% das vendas até o ano fiscal de 2032. No entanto, espera-se que as vendas de motocicletas a gasolina permaneçam abaixo do pico alcançado em 2018-19.

Foto capa: Internet
Fonte: https://www.motorblog.com.uy/pt/noticias/el-futuro-do-mercado-de-motocicletas-na-india-desafios-e-oportunidades/215898/#gsc.tab=0

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